CENTRAL SIGMA - Novo portal de atendimento ao Usuário SIGMA
346854
DOWNLOADS DO SIGMA




asd

Agenda de Cursos CPCM

Centro de Formação para Planejamento e Controle
de Manutenção



Agora o SIGMA tem





Grandes Empresas


Mapa


Novos Clientes



Grandes Marcas
Usuários SIGMA



Contact us Contáctenos Kontaktieren Sie uns


Fanpage SIGMA

Newsletter

Semana Tecnológica Senai/SP

Ocorreu no dia 22 de outubro na unidade do Senai Mariano Ferraz em São Paulo, a palestra sobre o Sigma PDCA para alunos do curso de Mecânica, a palestra teve como abordagem principal o uso do Software como ferramenta importante no processo de melhorias da gestão e do planejamento do PCM dentro uma empresa.

 

Turma de Formação de Planejadores de Manutenção - PCM


Nos dias 19 e 20 de Outubro, a Rede Industrial formou a última turma de 2019 do Curso de Planejadores de Manutenção em Belém/PA. Foram 23 participantes que atuam na área de PCM, dentre eles estão as empresas: Buritirama Mineração, Universidade Estácio de Sá, Hydro Alunorte, Promac, Cardinali Bombas, Heineken, Montisol Construção E Manutenção, Sampaio & Moraes.

Foram 16 horas de imersão em 4 módulos de como gerir e realizar o Planejamento, Controle e Manutenção de ativos para extrair o máximo de produtividade possível, o curso em Belém/PA foi ministrado pelo Consultor e Engenheiro Tiago Santos.


Confira o depoimento de um dos alunos:

“Estou muito satisfeito e me surpreendi com a dinâmica deste curso. O conteúdo programático vai de encontro com os assuntos que trabalhamos no dia-a-dia. A qualidade da aula e do material didático são incríveis, não deixa a desejar em nada”

Luciano Augusto Costa da Costa – Empresa PROMAC


Venha você também ser Rede Industrial e esteja entre os melhores!


 

Lac Lélo participa do curso Formação de Planejadores de Manutenção em São Paulo


Nos dias 11 e 12 de Junho foi realizado o curso Formação de Planejadores de Manutenção na unidade da Rede Industrial em São Paulo, ministrado pelo instrutor e Engenheiro atuante na área: Felix da Silva. Participaram do treinamento os alunos Franciele e Fabiano, responsáveis pelo Planejamento da Manutenção na Lac Lélo..

O treinamento com carga horária total de 16 horas, é dividido em 5 Módulos, e tem como objetivo capacitar os alunos a realizar o Planejamento e Controle da Manutenção, utilizando conceitos e técnicas de classe mundial nas atividades do dia-a-dia no planejamento e ações de manutenção, de forma prática e contextualizada com a realidade de cada empresa.


 

Treinamento - Evolluar

A Evolluar é uma empresa localizada em Blumenau/SC, que atua no mercado mercado de refrigeração, ventilação e manutenção há 18 anos.

A Evolluar adquiriu licença SIGMA PDCA Starter + PMOC + SIGMA Android em Junho de 2017. Foi realizado o Treinamento Operacional In-company nos dias 03 e 04 de agosto de 2017, com o principio de auxiliar na estruturação da empresa. Foram realizados ainda treinamentos sobre o SIGMA WEB e SIGMA ANDROID.


 

Implantação - Makita

A Makita é uma indústria de desenvolvimento de ferramentas elétricas, localizada em Ponta Grossa-PR. As ferramentas desenvolvidas por esta empresa atendem a diversas áreas como: construção civil, indústria automotiva, marcenarias, marmorarias, jardinagem, agricultura, engenharia, dentre outras diversas áreas da indústria.

A Makita adquiriu a licença Enterprise do SIGMA PDCA em Julho de 2017, com objetivo de conhecer melhor a funcionalidade do sistema, foi realizado o Treinamento Operacional In-company nos dias 01 e 02 de agosto de 2017 pelo consultor técnico Leonardo Moreira.


 

SIGMA PDCA Presente na CEITEC S.A

A CEITEC S.A. localizada em Porto Alegre - RS, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras.

Desde Junho de 2014 a CEITEC é usuária do SIGMA em sua versão mais completa (Enterprise) tendo implantado o sistema para gerenciamento e controle dos serviços de manutenção da sua planta fabril. Com objetivo de otimizar o uso do sistema e obter melhores resultados em Janeiro de 2017 celebraram um contrato de manutenção e suporte técnico para contar constantemente com a assessoria técnica da Rede Industrial em sua operação junto ao SIGMA.

O primeiro passo dessa nova etapa de parceria foi a realização de um TREINAMENTO OPERACIONAL completo do SIGMA para uma equipe de 30 colaboradores da CEITEC, que foi realizado em duas etapas: nos dias 28 e 29 de junho e 4 e 5 de julho de 2017, com carga horária total de 32 horas. O treinamento foi realizado pelo Consultor Daniel Neves, tendo abordado todos os módulos e processos do SIGMA nos quais a CEITEC opera, agregando conhecimento a todos os envolvidos.


 

Frigorifico Saudali adquiri licença SIGMA Enterprise e realiza treinamento in company

O Frigorífico Saudali se localiza em Ponte Nova – MG, surgiu no ano de 2000 com objetivo de produzir e comercializar alimentos de excelente qualidade, sempre inovando seu mercado e agregando valor a suas matérias primas.


Com objetivo de aprimorar sua área de manutenção, e ter melhores resultados nos processo de gerenciamento, o Frigorífico Saudali adquiriu a licença SIGMA PDCA Enterprise em Abril de 2017.


Nos dias 05 e 06 de Junho foi realizando o treinamento in company, que consiste em orientar e atualizar os colaboradores sobre a utilização das ferramentas do SIGMA PDCA, visando a melhoria dos processos.



 

Treinamento - IANA Alimentos

A Iana Alimentos, é uma indústria alimentícia localizada na cidade de Pouso Alto/MG, são produtores de leite, ovos e suínos para abate, ovos processados e ovos de codorna em conserva, tendo grande marcas registadas como: Iana Alimentos, Fazenda Bom Retiro e Ovos Iana.

Tendo em vista a necessidade de aprimorar e atualizar sua área de manutenção e ter maior acertabilidade nos processo de gerenciamento, a Iana Alimentos adquiriu a licença SIGMA PDCA Enterprise em Março de 2015, optou ainda por manter um contrato de manutenção SIGMA, de forma que tenha constante suporte e assessoria técnica remotamente.

A Iana Alimentos a fim de gerir manutenções preventivas e corretivas, contratou o Treinamento Operacional In-company, realizado pelo consultor técnico Joel dos Santos no dia 24 de Maio de 2017.

 

A importância das manutenções preventiva, corretiva e preditiva

A competitividade do mercado exige que as empresas busquem de forma contínua a melhora nos processos e a redução de custos. Em um cenário em que a economia está fraca e investimentos estão sendo cortados, aumenta a importância das manutenções preventiva corretiva e preditiva para alcançar esses objetivos.

Mas o que são essas manutenções? Qual é sua importância e que benefícios trazem? Quais são as melhores práticas?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada antes que apareçam defeitos nos equipamentos, a fim de evitar que eles tenham que ficar parados e, com isso, que a produção seja interrompida. Para isso, ela leva em conta fatores estatísticos para determinar quando vai ser necessário intervir e quais medidas devem ser tomadas.

Um exemplo simples é a troca de óleo, que deve ser realizada depois de determinada quilometragem ou período de tempo.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela a que já estamos acostumados, que ocorre depois que o equipamento falha ou quebra. Como o próprio nome diz, ela é feita para corrigir um problema já existente. Um exemplo é quando você tem que levar o veículo para consertar o freio que está falhando.

O problema de contar apenas com esse tipo de manutenção é que, com o equipamento ou veículo estragado, a empresa deixará de ter lucros durante o tempo em que ele permanecer ocioso para reparos.

Manutenção preditiva

A grande diferença da manutenção preditiva para a preventiva é que geralmente a primeira conta com algum sistema de monitoramento para analisar o status real da peça ou máquina, em vez de levar em conta apenas os padrões ou os índices estatísticos que já mencionamos.

Podemos citar como exemplo o monitoramento da temperatura do baú quando o veículo está carregado com cargas congeladas ou perecíveis. Nesses casos, a temperatura deve ser monitorada para garantir um padrão e evitar a quebra de frio ou descongelamento dos produtos.

Importância e benefícios

A principal importância é a segurança, pois equipamentos com manutenção em dia tendem a ter menos acidentes. Isso é excelente para o colaborador, que se sente mais seguro e valorizado.

Além disso, a empresa se beneficia com o aumento de produtividade tanto do colaborador quanto do equipamento, com sua maior durabilidade e com a redução de custo, pois o custo da manutenção é menor que o de aquisição de peças novas. Também são eliminados fretes de terceiros para garantir as entregas e horas extras da equipe de manutenção.

Melhores práticas de manutenção

Para garantir que sua manutenção seja bem feita, é importante ficar atento a alguns detalhes. Antes de tudo, garanta que está adquirindo equipamentos normatizados e solicite do fabricante apoio em treinamento para procedimentos de uso e manutenção padrões (PUP e PMP, respectivamente).

Além disso, tenha um plano de manutenção e faça uma checklist diária de tudo o que deve ser verificado. Ainda, registre todas as ordens de serviço, preferencialmente por meio de softwares, e adote relatórios de não conformidades.

 

CARGILL e ITALAC Realizam Batalhão de Implantação SIGMA


No período de 24 de Junho à 05 de Julho foram realizadas duas implantações do SIGMA através do serviço de Batalhão de Implantação, em importantes indústrias nacionais: CARGILL AGRÍCOLA, na unidade em São Miguel do Iguaçu - PR, e na ITALAC, indústria produtora de leite, na unidade localizada em Jarú - RO.


Através do batalhão de implantação, ambas as empresas tiverem acesso a um atendimento inloco através da equipe de consultores SIGMA, totalmente dedicado a realizar a instalação, configuração, cadastramento de dados e treinamento no SIGMA, dentro do período de 10 dias úteis, de forma a garantir que a implantação do SIGMA fosse realizada com toda a qualidade e velocidade esperadas pelas empresas.


Todo o trabalho de implantação foi conduzido em parceria com as equipes de PCM da ambas as empresas, possibilitando que o SIGMA fosse instalado e configurado de forma a se adequar aos processos internos de cada empresa. "No final do batalhão foi realizada uma breve apresentação do SIGMA, das etapas e ferramentas/funções principais, com intuito de formalizar e interagir com os gestores sobre o sistema, podendo sanar dúvidas e indicar sugestões." ressalta o Consultor SIGMA Márcio Lamberty, que realizou a implantação junto à Cargill Alimentos.

 

CARGILL


O Batalhão de implantação do SIGMA realizado pela Rede Industrial foi de suma importância para manutenção centrada na Confiabilidade. O objetivo do Batalhão do SIGMA, é desenvolver uma estratégia para maximizar a eficiência das máquinas e equipamentos, e consequentemente, otimizar a mão-de-obra disponível, e com a implantação do SIGMA, terá um percentual de acerto considerável para progressivamente aumentar as manutenções preventivas e preditivas, focalizando na Engenharia da Manutenção e minizando as falhas encontradas através das ferramentas disponíveis no aplicativo. No final do batalhão foi realizado uma breve apresentação do SIGMA, das etapas e ferramentas/funções principais, com intuito de formalizar e interagir com os gestores sobre o sistema, podendo sanar dúvidas e indicar sugestões.

 

"Eu agradeço muito ao Márcio por ter vindo aqui em nossa empresa para nos ajudar a trabalhar com o Sigma, é uma pessoa muito amigável e compreensível porque oque nos tínhamos no Sigma estava tudo errado e ele teve paciência e compreensão para nos ajudar a colocar em ordem as identificadões dos equipamentos. Ele praticamento reorganizou todas as nossas identificações de máquinas, tags e equipamentos, nos ajudando assim há achá-las na fábrica e no sigma muito mais fácil. O treinamento foi muito bom, me ensinou a trabalhar com o Sigma (muita paciência). Tirou todas as minha dúvidas sobre o Sigma, relatórios e outros. Agora é só dar continuidade ao trabalho."

Henrique Ghellere, Auxiliar de PCM - Dep. Manutenção- Cargill


"O trabalho do batalhão foi de um serviço completamente proveitoso onde conseguimos estruturar todo o processo do mesmo. Esclarecemos e sanamos todas as dúvidas junto ao Márcio, através da sua compreensão e carisma com todo o pessoal da Cargill. Com esse trabalho sem dúvida vamos conseguir desenvolver um plano de manutenção mais qualitativo e finalmente sanar essa pendência que vem se arrastando por vários anos. Ao Márcio agradeço pela ajuda e pelo esforço que teve para nos auxiliar nessa implementação. Márcio Muito Obrigado."

Anderson Savi, PCM - Dep. Manutenção- Cargill


ITALAC

A unidade da ITALAC em Rondônia não tinha um sistema de gestão de manutenção, todos os controles eram efetuados a través de planilhas o que tomava muito tempo entre o preenchimento e avaliação dos dados contidos nas mesmas. Para que esta realidade fosse alterada os gestores de manutenção contrataram o Batalhão de Implantação SIGMA, visando a implantação do sistema e otimização das rotinas de gestão da manutenção e execução de serviços. Durante o processo de implantação foi realizado o trabalho de levantamento de dados (in-loco), detalhamento de fichas técnicas e cadastramento de máquinas e equipamentos das fabricas de leite UHT, fabrica de queijo, fabrica de leite em pó e fabrica de manteiga. Ao término deste período de implantação, treinamento e cadastros os envolvidos adquiriram experiência para dar continuidade aos demais cadastros e para serem multiplicadores do SIGMA dentro da empresa, colaborando efetivamente para maior aderência do sistema dentro da rotina de manutenção da empresa.

 

 
Mais Artigos...